Área do cliente

Programa Vira Vida

O ViraVida é um dos exemplos bem sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, apoia meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, que sofreram violência sexual.

Utilizando uma tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, para alcançarem a transformação em suas vidas por meio da inserção no mercado de trabalho. O objetivo do ViraVida é garantir os direitos e elevar a autoestima desses adolescentes e jovens, criando as condições necessárias para que alcancem a autonomia e o desenvolvimento pleno de suas vidas.

O processo socioeducativo é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e com as instituições que compõem o Sistema S (SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEST, SENAT, SEBRAE e SESCOOP). Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico.

Atualmente, o programa atende mais de cinco mil jovens no Brasil, em 26 cidades. Os cursos já implantados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração, dentre outros.

A história do ViraVida está documentada no livro “ViraVida – Uma virada na vida de meninos e meninas do Brasil”. Brasília, 2010. A autora é a acadêmica Glória Diógenes, da Universidade Federal do Ceará. Ela explica que a publicação foi costurada por varias mãos: “cada entidade envolvida e cada estado que participou do projeto-piloto traduziu uma parte. Não se trata de um livro de pesquisa. É um retrato da trajetória do ViraVida”, diz. A publicação também contou com o trabalho da equipe técnica do Conselho Nacional do Sesi. Clique Aqui e baixe a publicação.

Saiba mais no Portal Vira Vida.

Deixe aqui a sua opnião sobre os nossos produtos e serviços.